segunda-feira, 13 de maio de 2013

Enem: Edital traz mudanças na correção da Redação

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Na última quinta-feira o Ministério da Educação publicou oEdital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013. Entre as principais novidades, estão algumas mudanças nas regras da correção da Redação, como já era esperado.
Veja quais são elas na lista abaixo.
1- A anulação imediata de redações que fujam deliberadamente do tema proposto. Tal medida foi tomada após a polêmica dos casos de redações do Enem 2012 que incluíam receita de miojo e o hino do Palmeiras;
2- Restrição na aceitação de desvios gramaticais ou de convenções, somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência;
3- A discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos.Diferentemente do ano passado, em que a diferença era de 200 pontos, se houver discrepância maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também são corrigidas por um terceiro corretor.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as mudanças foram implantadas porque as regras aplicadas anteriormente não mostraram resultado satisfatório.
Com o aumento no rigor das regras e na exigência dos corretores, a expectativa do é que cerca de 30% das redações necessitem de um terceiro corretor. A título de comparação, no ano passado esse mesmo índice atingiu 21% das redações.
Vale ressaltar ainda que o edital também prevê maior rigor para os corretores, que terão reajuste (valor recebido sobe para R$ 3 por redação corrigida), mais horas de capacitação e serão acompanhados e avaliados, podendo inclusive ser dispensados durante a correção.
Fonte: INFOENEM







2 comentários:

  1. MULUNGU:
    ESCOLA REALIZA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

    Sob a coordenação dos professores das diversas áreas do conhecimento, a Escola de Ensino Médio Prof. Milton Façanha Abreu, realizou durante todo o mês de junho, a preparação para a XXII SEMANA DO MEIO AMBIENTE.
    Durante o mês de junho, os alunos prepararam diversas atividades como: documentários sobre legislação ambiental, reuso da água, reflorestamento, reciclagem, além de competições esportivas, danças e peças teatrais que foram apresentadas no decorrer do evento. As equipes, representadas pelos temas FOGO, TERRA, ÁGUA e AR, participaram de forma efetiva de todas as atividades propostas do Projeto SEMAMB, que tem como objetivo principal “ proporcionar a toda a comunidade estudantil, a consciência em preservar e conservar os recursos naturais, pela apropriação de conhecimentos e habilidades adquiridos em sala de aula”, bem como inserir as políticas públicas numa chamada direta à ação.
    O evento culminou com a socialização das atividades durante os dias 24 a 27 do mês em curso no auditório da escola e contou com a participação efetiva de toda a comunidade estudantil, inclusive com os pais e comunidade do entorno da escola.



    EQUIPES E COORDENADORES:

    - FOGO............. MÁRCIO FERNANDES e ANTONIA E JANYEL
    TERRA.............. ALYNE, MONIQUE E CLÉCIO
    ÁGUA............... KELVIANE, CLAUDIA e GORETE
    AR...................... SIMONE, OLANE e CRISTIANE

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  2. MULUNGU:
    ESCOLA REALIZA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

    Sob a coordenação dos professores das diversas áreas do conhecimento, a Escola de Ensino Médio Prof. Milton Façanha Abreu, realizou durante todo o mês de junho, a preparação para a XXII SEMANA DO MEIO AMBIENTE.
    Durante o mês de junho, os alunos prepararam diversas atividades como: documentários sobre legislação ambiental, reuso da água, reflorestamento, reciclagem, além de competições esportivas, danças e peças teatrais que foram apresentadas no decorrer do evento. As equipes, representadas pelos temas FOGO, TERRA, ÁGUA e AR, participaram de forma efetiva de todas as atividades propostas do Projeto SEMAMB, que tem como objetivo principal “ proporcionar a toda a comunidade estudantil, a consciência em preservar e conservar os recursos naturais, pela apropriação de conhecimentos e habilidades adquiridos em sala de aula”, bem como inserir as políticas públicas numa chamada direta à ação.
    O evento culminou com a socialização das atividades durante os dias 24 a 27 do mês em curso no auditório da escola e contou com a participação efetiva de toda a comunidade estudantil, inclusive com os pais e comunidade do entorno da escola.



    EQUIPES E COORDENADORES:

    - FOGO............. MÁRCIO FERNANDES e ANTONIA E JANYEL
    TERRA.............. ALYNE, MONIQUE E CLÉCIO
    ÁGUA............... KELVIANE, CLAUDIA e GORETE
    AR...................... SIMONE, OLANE e CRISTIANE

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