Educação significativa parte do conhecimento obtido sobre
a realidade circundante e suas conexões com a macrorrealidade.
Da Série "Conhecendo os Museus do Maciço de Baturité"
Episódio 01: Museu Indígena Kanindé (Fernandes, Aratuba)
Episódio 01: Museu Indígena Kanindé (Fernandes, Aratuba)
#Eduçaçãoalémdosmurosdaescola
http://kanindeescola.wixsite.com/escola-kaninde/about-us
A aula de campo foi motivada pela discussão sobre arte urbana, na turma do 1º A, na qual se discutía o contato diário com as diversas linguagens artísticas. O objetivo era conhecer a história, a arte, a educação, o convívio, enfim, toda a dinâmica da comunidade remanescente do Povo Indígena Kanindé, denominação homônima de um dos seus mais antigos líderes. Esses povos habitavam capitanias de Pernambuco, Paraíba, Itamaracá e principalmente Rio Grande do Norte. Durante o processo nômade, essa tribo pode ter ocupado temporariamente essa região que compreende os Sertões de Canindé, durante o século XVIII, conforme sugerem alguns historiadores.(algumas informações do site da escola indígena).
Os alunos ficaram encantados com as atividades culturais da escola indígena, sendo um ponto alto do intercâmbio a visita ao museu, que reúne acervo bibliográfico, ferramentas, um pouco da fauna (caças), indumentária, artesanato entre outros. Tivemos também a representação de um ritual religioso envolvendo canções e dança.
A visitação suscitou a ideia de uma série de intercâmbio cultural com os museus do Maciço de Baturité.
http://kanindeescola.wixsite.com/escola-kaninde/about-us
A aula de campo foi motivada pela discussão sobre arte urbana, na turma do 1º A, na qual se discutía o contato diário com as diversas linguagens artísticas. O objetivo era conhecer a história, a arte, a educação, o convívio, enfim, toda a dinâmica da comunidade remanescente do Povo Indígena Kanindé, denominação homônima de um dos seus mais antigos líderes. Esses povos habitavam capitanias de Pernambuco, Paraíba, Itamaracá e principalmente Rio Grande do Norte. Durante o processo nômade, essa tribo pode ter ocupado temporariamente essa região que compreende os Sertões de Canindé, durante o século XVIII, conforme sugerem alguns historiadores.(algumas informações do site da escola indígena).
Os alunos ficaram encantados com as atividades culturais da escola indígena, sendo um ponto alto do intercâmbio a visita ao museu, que reúne acervo bibliográfico, ferramentas, um pouco da fauna (caças), indumentária, artesanato entre outros. Tivemos também a representação de um ritual religioso envolvendo canções e dança.
A visitação suscitou a ideia de uma série de intercâmbio cultural com os museus do Maciço de Baturité.
Prof. José Alves
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