quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TV ESCOLA apresenta documentários sobre vida e obra de mestres da Literatura

A sutileza e o pioneirismo de Rachel de Queiroz, os feitos e livros de João Cabral de Melo Neto e a ironia e o humor de Carlos Drummond de Andrade serão abordados na série Mestres da literatura, respectivamente nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, às 16h30, na TV Escola.

Primeira mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiroz escreveu poesias, contos, romances – entre esses, O quinze e Memorial de Maria Moura, suas obras mais importantes publicadas com diferença de 62 anos. Mostrando as dificuldades do povo nordestino ao enfrentar a seca e o coronelismo, demonstra a grande preocupação social que guiou a vida da romancista.
Preocupação social é, também, marca de João Cabral de Melo Neto, em uma poesia formalista, lógica e sistemática, porém conectada aos acontecimentos de seu tempo. Em Morte e vida severina – obra máxima do autor –, Cabral retrata o caminho do retirante fugindo da morte no campo castigado pela falta de chuva para encontrar, na capital, uma vida surgindo.

Contemporâneo de João Cabral, Carlos Drummond de Andrade trilha, em sua poesia, um caminho oposto. Irônico, subjetivo e lírico, Drummond explora ao máximo as liberdades que o movimento modernista permitia, tanto em forma quanto em conteúdo. Versos livres e temas controversos, como o choque social, os poemas-piadas e o papel do indivíduo no mundo, são frequentes em sua obra.

A série Mestres da literatura é uma co-produção da TV Escola e da Televisão da América Latina. Tem duas temporadas e até agora 11 episódios, além de material extra para o uso em sala de aula.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e via internet, no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura Via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Diego Rocha


Fonte: www.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...